Powered by GOOGLE Tradutor

19 de abr. de 2009

Vasco Fae: O Homem Banda, Na "Hora da Canja" do HARMONICA HOUR!

Conhecido como homem-banda e também por sua técnica apurada de coordenação motora ao tocar a gaita no suporte simultaneamente com a guitarra - pioneiro no desenvolvimento dessa técnica no país - desde que começou a tocar profissionalmente, Vasco Faé realizou mais de 1.500 apresentações pelo Brasil, e continua na estrada.
Em agosto voltou de uma turnê no Nordeste através do Festival Oi Blues By Night, onde passou por Recife, João Pessoa, Fortaleza e Teresina, comprovando pelo quarto ano consecutivo, que lá tem muitos blueseiros. Em 1993, fundou a “Irmandade do Blues”, banda que gravou o primeiro CD de um quarteto de Blues no Brasil (Veneno), em 1996, pela gravadora Eldorado e que lançou em 2007 o segundo CD "Good Feelings". Idealizou em 1997 o projeto “Blueseiros do Brasil”, que já conta com dois CDs de Jam Sessions gravados em estúdio e produzidos por Vasco. Além da gaita, Vasco também compõe, produz, canta, toca guitarra, bateria e baixo, ainda faz parte da banda “Triangulista”, que toca clássicos da música brasileira. Entre 2003 e 2005 foi integrante como cantor, gaitista e compositor do “Blues Etílicos”, em 2001 acompanhou Kléber Albuquerque. Em 2002 entrou para a banda de Andreas Kisser, a Brasil Rock Stars, dividiu o palco em canjas com Samuel Rosa, Herbert Viana, Nando Reis, Pitty, Frejat, Lobão, Caetano Veloso, Simone, Bocato, entre outros.

Ufa!! Também, pudera...

Vasco Faé comprou sua primeira harmônica em 1987, com 16 anos, totalmente por acaso,
e parece que o "acaso" contribuiu bastante. Com a gaita diatônica, vem conquistando o respeito e atenção de um grande público e gaitistas pelo país afora. Na telinha, vem arrebentando: sua gaita já foi ouvida no Musikaos (Cultura), Todo Seu – Ronnie Von (Gazeta), Bem Brasil (Cultura), Altas Horas (Globo) e Fábio Jr. (Record) e outros. Em 2007, Vasco Faé lançou o CD solo, "Manoblues". Trabalho inédito em CD no Brasil, que contém importante estudo sobre o “Delta Blues”. Parte do CD é resultado de uma pesquisa feita sobre o Blues do Mississippi registrado na década de 20, e outra parte de composições inéditas de Vasco Faé inspiradas no "Delta Blues", estilo ao qual se dedica desde o início dos anos 90. O novo CD conta com participações especialíssimas de Adriano Grineberg, Andreas Kisser, Fábio Azeitona, Ivan Marcio e Theo Werneck.

Na maioria das músicas, Faé toca sozinho: gaita, guitarra ou violão, bumbo e canta, explorando climas, dinâmicas e timbres com muito bom gosto.

A faixa "13" do disco Beatles 68: As Outras Cores do Álbum Branco

Vinte e uma grandes estrelas gravam as outras canções que os Beatles fizeram na fase do lendário “Álbum Branco”, incluindo um primeiro registro em disco de uma canção inédita de George Harrison composta na Índia
...

13) Assum Preto por Vasco Fae


Em 1968, os Beatles lançaram uma canção chamada “The Inner Light” no lado B de um compacto. O tema indiano de George Harrison tinha uma levada totalmente nordestina e, como apareceu também uma foto de John Lennon tocando sanfona, não demorou muito e algum colunista musical sugeriu que os Beatles gravariam Luiz Gonzaga em seu próximo LP. A versão de “Assum Preto” que incluímos como curiosidade neste projeto é auto-explicativa, em termos musicais, mas historicamente aconteceu quase por acaso. Na noite em que estava gravando “Helter Skelter” com a banda de Andreas Kisser no estúdio de Sérgio Reis em São Paulo, num dos intervalos o cantor Vasco Faé (Irmandade do Blues etc) estava na varanda batendo papo com os técnicos e visitantes. Puxou um violão e começou a tocar “Blackbird” mas ao cantar o que ouvimos foi “Assum Preto”. Sem saber muito como aproveitar isso, imediatamente o convoquei para gravar aquilo no estúdio. E assim foi feito, naquela madrugada, com voz e violão e uma gaita em overdub.(
Por Marcelo Fróes, Diretor Artístico & Produtor Executivo)



Vasco ministra uma oficina de afinação e manutenção no, onde aborda temas como limpeza do instrumento, afinação, troca de palhetas, regulagem de palhetas (offset) e algumas dicas importantes que o músico aprendeu com o mestre Ulysses Cazallas.

Contato para shows - Idéia Musical
Roberta Pereira
Phone: 55 - 11 - 3791-3814
E-mail: robertapereirap@uol.com.br
www.ideiamusical.com.br
www.irmandadedoblues.com.br
http://www.myspace.com/vascofae

Um comentário:

  1. Grande Músico e gaitista.
    Que alías hoje 23/05/09 às 15 horas
    Aqui em São Paulo/SP
    Na Avenida Celso Garcia, 4200.
    Estará fazendo um workshop.
    Até
    Ailton Rios
    Tel.: 11 9315.1983

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos evoluir juntos! Não deixe de ASSINAR seu nome! Queremos conhece-lo(a)! O HARMONICA HOUR é de todos.

ATENÇÃO!

• Pedidos de parceria somente por e-mail

• Não faça somente propaganda do seu blog, deixe um comentário construtivo sobre o assunto.
______________________________________________________

Thank you for leaving your comment, it is very important so we can evolve together! Be sure to SIGN your name! We know you! The HARMONICA HOUR is for everyone.